Certos alimentos e plantas podem aumentar suas chances de conceber um bebê. Descubra nesta dieta de fertilidade na Escola de Saúde da Universidade de Harvard, nos EUA.
Há algumas semanas, levei meus filhos de férias para a casa de meus pais na Bretanha, onde me encontrei com meus dois amigos de infância, Manon e Sarah. Sempre achei que Sarah e Manon eram muito parecidos. Tanto altos como atléticos, foram sempre os primeiros quando éramos pequenos a criar novos jogos, histórias para dormir e a mostrar muito entusiasmo. Como eu agora vivo muito longe da Bretanha e eles também se mudaram, não nos víamos há vários anos. Eu estava ansioso para ver se eles tinham mudado muito ou se ainda pareciam os mesmos. Eles ainda eram os mesmos. Ambos eram dinâmicos como sempre, tinham encontrado empregos nos quais pareciam felizes e pareciam estar realizados em seu relacionamento.
Mas agora há uma diferença entre eles.
Meus dois amigos têm 34 anos, mas Sarah já tem dois filhos e está planejando um terceiro, enquanto Manon vem tentando desesperadamente conceber há vários anos, sem sucesso. Sarah está mais alegre do que nunca, enquanto Manon se tornou mais taciturno e ansioso. Vê-la neste estado me aborreceu e me fez querer entender melhor seus problemas. Ao pesquisar soluções de medicina natural que poderiam ajudar Manon com seus problemas de fertilidade, descobri estes números assustadores.
Problemas de infertilidade afetam 80 milhões de pessoas em todo o mundo
Se você é como eu, provavelmente conhece vários casais em seu círculo que estão tendo problemas para conceber um bebê? Talvez você mesmo esteja lutando para engravidar ou tenha concebido um de seus filhos após muitos meses ou mesmo anos de tentativas? É difícil ignorar este problema, pois a infertilidade é um problema cada vez mais comum, afetando mais casais do que nunca. Na França, um casal em cada quatro tem dificuldade para conceber um bebê.
Embora não haja números que indiquem a evolução deste fenômeno, o mundo científico nos assegura que a fertilidade está diminuindo ano após ano. A causa: nosso ambiente e nosso estilo de vida, que se acredita influenciarem nosso sistema reprodutivo.
Para tentar apoiar meu amigo de infância e ajudá-lo a colocar todas as chances de conceber um bebê quando você quiser, investiguei e li vários estudos científicos que mostram que uma dieta adaptada pode aumentar a fertilidade de mulheres e homens.
O que é uma dieta para apoiar sua fertilidade?
É uma forma de comer que ajudará seu corpo em seu trabalho reprodutivo. Esta dieta inclui alimentos ricos em nutrientes que você precisa para o bom funcionamento de seu sistema hormonal, qualidade de óvulos e espermatozóides, desenvolvimento fetal e muito mais.
É uma dieta recomendada por muitos nutricionistas e obstetras (2), que se concentra em você e seu filho por nascer para dar-lhes o melhor começo de vida.
Pesquisa da Escola de Saúde de Harvard
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard realizaram um estudo com mais de 17.000 mulheres casadas que mostrou uma redução de 80% nos problemas de fertilidade naquelas que concordaram em mudar sua dieta alimentar. (3)
As mulheres que mudaram muitos aspectos de seu estilo de vida, incluindo sua dieta, experimentaram uma diminuição significativa dos problemas de ovulação, ao contrário das mulheres que não mudaram nada (4).
Os benefícios comprovados de uma dieta de fertilidade
- ✓ Fornece antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a proteger a saúde dos óvulos e do esperma dos danos dos radicais livres.
- ✓ Ajuda o organismo a manter um equilíbrio hormonal adequado, fornecendo as gorduras necessárias para as funções endócrinas.
- ✓ Fornece ao seu corpo uma abundância de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes necessários para uma saúde ótima.
- ✓ Pode diminuir as chances de aborto devido à resistência à insulina e protege contra danos radicais livres aos óvulos, espermatozóides e DNA .
- ✓ Ajuda a construir lojas de nutrientes essenciais para uma gravidez saudável.
- ✓ Promove energia, vitalidade e libido.
Primeiro passo: banir estes alimentos de seus armários
Cafeína
Alimentos de soja
Todas as coisas de baixo teor de gordura
Passo 2: Inclua estes alimentos em sua dieta diária
Nozes e sementes
- Vegetais de folhas verdes - ferro, ácido fólico, B6, vitamina E
- Vegetais de folhas verdes são recomendados como parte da dieta para aumentar a fertilidade
- Os vegetais de folhas verdes são muito ricos em minerais, antioxidantes e vitaminas essenciais para a fertilidade. Você precisará comer o máximo de espinafre, couve, acelga, alface-de-cordeiro, foguete, sorrel, etc. que puder comer.
- Frutas - vitamina C, flavonóides, antioxidantes
- A fruta é o alimento mais rico em antioxidantes. Entre elas, as ameixas secas, romãs, uvas, mirtilos e morangos são as que mais contêm. Como o ferro, os antioxidantes são sensíveis ao calor. Para obter o pleno benefício de seus nutrientes, coma frutas frescas, maduras e não processadas.
- Peixe e marisco: vitamina D, zinco, selênio, vitamina B12 e Q10
- Peixe e mariscos (mexilhões, amêijoas, ostras, vieiras, etc.) são alguns dos alimentos mais ricos em nutrientes que podemos comer. O peixe fresco fornece muitos ácidos graxos essenciais, vitaminas D e B12, zinco e selênio.
- Mas novamente, todos esses nutrientes são sensíveis ao calor, então lembre-se disso ao cozinhá-los, preferindo vapor ou usar o calor suave do forno.
- Assim como a carne e os ovos, evite o máximo possível comer peixe de criação, pois eles contêm muito menos ácidos graxos ômega-3 e foram alimentados com antibióticos.
Lentilhas e feijões: ferro e ácido fólico
Terceiro passo: chás de ervas para apoiar seu equilíbrio hormonal
Entre os prescritos por ervanários para ajudar a aumentar a fertilidade estão
- A alquimila é conhecida por sua ação semelhante à da progesterona (que estimula a produção de progesterona). É prescrito em particular às mulheres que sofrem de insuficiência luteal e deve ser tomado na segunda parte do ciclo. (10)
- O trevo vermelho é rico em isoflavonas, o que lhe confere uma ação estrogênica demonstrada por vários estudos (11, 12) para reequilibrar os hormônios femininos.
- Dente de leão e cardo de leite: estas plantas têm uma ação hepática que pode ajudar a limpar o fígado para eliminar os poluentes presentes em nosso ambiente cotidiano que perturbam nossos hormônios. (13, 14)